Começo esse artigo dizendo que o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto, na qual você pode obter respostas imediatas, vai depender muito da estratégia de sua campanha.

Muitos não acreditam no poder do e-mail marketing, posso lhe afirmar que o e-mail marketing é mais poderoso do que você imagina e sua eficácia é comprovada, infelizmente muitos por não acreditarem canalizam suas energias nas redes sociais que é a sensação do momento.

Você se recorda do Orkut? Também deve saber o que aconteceu com ele? Pois é, se acontecer à mesma coisa com o facebook, Instagram, Twitter, Google+, Youtube ou qualquer outra rede social que está no mercado, imagine só aqueles 20 mil curtidores de sua fanpage de um dia para outro desaparecem, ou nosso amigo Zuckerberg faz um pronunciamento oficial dizendo que por algum motivo está encerrando as atividades de suas empresas, nossa, suas estratégias digitais foram para o ralo.

Quero passar uma informação que talvez você não tenha percebido os 20 mil curtidores de sua fanpage na verdade não é seu, é do facebook, isso mesmo, se o facebook fechar hoje você não tem mais nada.

A partir dai que começa ficar nítido a importância de se criar uma rede de contatos através do e-mail marketing, pesquisas indicam que 92% dos usuários de internet possuem ao menos 1 conta de e-mail, existem mais de 3 bilhões de contas de e-mails criadas, são 3x mais contas de e-mails do que todas as contas do facebook e Twitter juntas.

Agora lhe pergunto, porque deixar de lado essa poderosa ferramenta? Ai você me pergunta como começar?

Vamos às dicas, primeira dica e a que particularmente eu considero a mais importante:

Monte sua lista de e-mails:

Você entendeu? Monte sua lista, junto com essa dica um conselho, nunca compre lista de e-mails, não troque listas, não pegue aquela lista de seu amigo, isso não funciona mais.

Tenha muito cuidado ao montar sua lista de e-mails, procure segmentar sua lista, uma pessoa que se inscreveu em sua lista, interessado em fogão a lenha não quer informações sobre geladeira, entendeu?

Escolha uma ferramenta de e-mail marketing:

Hoje existem centenas de ferramentas no mercado, atualmente utilizo a Mail Chimp, considero a melhor, se a sua lista tiver menos de 2.000 e-mails e você não ultrapassar o limite de 12.000 disparos mês, sai totalmente grátis.

Desenvolver conteúdo para enviar, não envie e-mails comerciais:

Depois de uma boa lista de e-mails e uma ferramenta para disparar é só desenvolver um ótimo conteúdo, um conteúdo que seja relevante para seu leitor, lembre-se que é o conteúdo que irá determinar seu relacionamento e a fidelidade do seu assinante.

Não foque apenas em buscas comerciais:

Atraia também pessoas que buscam por informação para sua lista de emails. Para isso, forneça um conteúdo de qualidade e não apenas propagandas, assim você cria um vínculo com essas pessoas que buscam informação e quando elas buscarem algo para comprar já terá sua empresa em mente.

Apresente algo interessante já de início:

Quando você oferecer enviar emails para as pessoas que acessam o seu site, mostre o porquê elas devem fazer isso. Apresente todas as vantagens logo de cara, como artigos, gráficos, livros virtuais, ferramentas, etc. Não fique apenas na promessa, prenda a atenção das pessoas o mais cedo possível e mostre credibilidade.

Ofereça algo impressionante gratuitamente:

Ofereça alguma ferramenta, brindes, artigos ou qualquer coisa que possa ter valor para os visitantes do seu site, esta é uma ótima maneira de atrair as pessoas.

Bom, essas dicas irá lhe ajudar a começar a criar sua rede de contatos através do e-mail marketing, espero ter ajudado, abraço 😉

Fonte: http://lacodigital.com.br/criando-rede-de-contatos-atraves-do-e-mail-marketing/