Dicas de Marketing Digital para pequenas e médias empresas


Dicas de Marketing Digital para pequenas e médias empresas

No mês de abril estive em um evento em Curitiba, evento esse organizado pela Resultados Digitais o RD ON THE ROAD, na qual tive o prazer de conhecer o André Siqueira um dos donos da RD e também Vitor Peçanha proprietário da maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil a Rock Content, sem contar vários network e novos amigos, mas o objetivo desse artigo não é falar sobre mim e sobre o que aconteceu e sim falar sobre o que mais importa “Marketing Digital”.

William Teixeira Consultor em Marketing Digital

William Teixeira Consultor em Marketing Digital

No Evento eles reforçaram e bateram em cima de dicas que eu particularmente estou careca de ouvir, mas uma delas é a que considero essencial que é o fator “Começar”, empresas de vários segmentos tem uma dificuldade grande em iniciar no marketing digital, confesso, sei que não é fácil, pois muitos dizem para começar fazendo “X” outros fazendo “Y”, eu como consultor digo apenas comece, dê o primeiro passo!

Digo isso pelo fato que quando você escuta muitas pessoas ou faz leitura de muitos artigos você acaba vendo que existem varias áreas do marketing digital que ao pensar em fazer tudo acaba não fazendo nada, para lhe auxiliar e dar um norte vou passar algumas dicas para você que tem uma pequena ou média empresa e quer começar a colher resultados praticando marketing digital.

Dicas de Marketing Digital para pequenas e médias empresas

1° Mídias Sociais – Marketing Digital não é Facebook, Instagram ou qualquer outra mídia social, preste muita atenção nessa dica, não adianta criar uma conta para cada mídia social, é muito melhor estar somente em uma com uma estratégia eficiente do que em sete sem estratégia nenhuma, não use a mesma comunicação para varias mídias sociais, pois você tem públicos diferentes em ambas.

2° Faça um pente fino em seu site – Faça periodicamente uma revisão em seu site, verificando os links, as imagens, erros de programação e ajustes de tamanho de texto, não deixe que seu cliente tenha uma experiência ruim de seu site, veja um artigo que escrevi sobre SEO, o que seu site precisa ter para melhorar seu marketing digital.

3° O menos é mais – Do que adianta um baita de um site, coisa linda e com uma usabilidade horrível, você está fazendo um site para seres humanos “Nunca esqueça isso” pense em uma experiência ruim quando você entra em um site e não acha a bendita página de contato ou até mesmo o telefone da empresa.

4° Crie conteúdo relacionado à empresa – Conteúdo é Rei, já ouviu isso? Conteúdo tem sido um aliado perfeito para o Marketing Digital, comece criando conteúdo que tenha relação com o produto ou serviço oferecido por sua empresa, podem ser textos explicativos, dicas de atuação no mercado ou pesquisas sobre o segmento.

5° Utilize o e-mail marketing para conversar com o cliente – Não me canso de falar, sabe aqueles milhares de seguidores que você tem em seu perfil no facebook? Pois é, eles não são seus e sim do facebook, então o porquê não investir em e-mail marketing? Crie relacionamento com seu cliente, mas pelo amor de Deus, e-mail marketing não é para enviar propaganda muito menos flyer scanneado como vejo algumas empresas fazer, e-mail marketing é para enviar conteúdo relevante, que possa agregar valor a vida de seu cliente, tenho um artigo falando sobre E-mail Marketing.

6° Estreitar laços com seu cliente – Use chat on-line em seu site, whatsapp, skype e converse com seu cliente, o chat deixa o usuário mais confortável e encurta a distância entre cliente e empresa, procure saber a experiência que ele teve com seu produto ou serviço, pergunte o que ele sentiu, nunca use frases pré-prontas no chat on-line, cliente fica muito nervoso quando descobre que não fala com pessoas, se possível também sempre responda rápido.

7° Fator Começar – Esse talvez seja a mais difícil de todas as estratégias de marketing digital, pois você espera ser perfeito e ter toda estratégia traçada para começar a desenvolver um trabalho de marketing digital, comece aos poucos, faça um site, deixe esse site otimizado com técnicas de SEO para você ser encontrado nos motores de busca (Google), tenha uma presença digital eficaz, escolha uma ou duas mídias sociais e faça o seu melhor, com postagens freqüentes e com material que agregue valor, ninguém nunca começa fazendo tudo e você não vai querer ser diferente.

Agarre essas dicas e comece a desenvolver um trabalho efetivo em marketing digital, procure conhecer mais sobre marketing digital e também suas diversas vertentes.

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.

Até a próxima!

Fonte: http://lacodigital.com.br/dicas-de-marketing-digital-para-pequenas-e-medias-empresas/

Próxima postagem 5 dicas incríveis de marketing digital no Facebook

Postagem anterior SEO, o que seu site precisa ter para melhorar seu marketing digital

William Teixeira

Sobre o autor William Teixeira

Estudou Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, fundador da Laço Digital e de diversos projetos voltados para web, especialista em Marketing Digital, Social Mídia e atualmente pesquisador de inbound marketing no Brasil.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *