Inbound Marketing

É uma forma de atrair clientes voluntariamente através de um conjunto de estratégias focado em Marketing de Conteúdo. Essa metodologia é o oposto do Marketing tradicional que por sua vez ao invés de atrair cliente ele acaba é focado em propagandas e interrupções.

Como surgiu o Inbound Marketing

A metodologia de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos em 2006 e começou a ser conhecido em 2009, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah lançaram o livro “Inbound Marketing: Seja encontrado usando os Google, a mídia social e os blogs”.

Brian Halligan e Dharmesh Shah são os fundadores da maior empresa de automação de marketing do mundo, a Hub Spot.

O que é basicamente o Inbound Marketing

Para simplificar a metodologia, Inbound Marketing é definido como Marketing de Atração, ou seja, ele atrai clientes e consumidores utilizando estratégias de conteúdo que possa agregar valor para seus futuros clientes. A principal característica dessa metodologia é seu futuro cliente chegar até você e não o contrário.

Para que serve o Inbound Marketing

Com o surgimento do mundo digital, o hábito de consumo mudou, e com ele também a forma com que seu cliente passa pela jornada de compra (caminho que seu cliente faz até comprar seu produto ou serviço), e a cada ano que passa fica mais evidente a diferença entre o mundo online e offline, cada vez mais pessoas estão conectados na internet realizando pesquisas, procurando serviços e produtos, buscando opiniões que possam ajudar na tomada de decisão.

Ai entra a metodologia Inbound Marketing, essa metodologia tem o objetivo de gerar conteúdo para seu site ou blog, conteúdo esse que possa ajudar na tomada de decisão.

A metodologia Inbound Marketing é melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promotores de seu negócio.

Algumas características que estão impulsionando o Inbound Marketing é que conseguimos mensurar todas as campanhas, é possível através de ferramentas de webanalytics verificar quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram, podendo alterar ou pausar uma campanha que não está dando um resultado satisfatório.

E é por essa razão que empresas estão inovando a sua forma de fazer marketing e trabalhando focadas em geração de conteúdos relevantes, ebooks, dicas entre outros.

Além de possibilitar uma fácil mensuração, o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a ter uma maior visibilidade no mercado, diminuir o custo de aquisição de clientes, atrair de forma efetiva clientes potenciais, geração de conteúdos que faça a diferença e otimiza o seu processo de vendas.

As Etapas do Inbound Marketing

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing existe as etapas que devemos levar em consideração, essas etapas em conjunto formamos uma especie de funil de vendas.

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar, essas etapas de forma inteligente formam a metodologia Inbound Marketing

Atração;

Do que adianta você ter um belo site e não ter visitas, site são desenvolvidos estrategicamente para gerar Leads (Leads = Futuros Clientes) se o seu site não gera Leads você não tem cliente.

Diante disso, atração é a principal estratégia da metodologia, atrair é fundamental para fazer a máquina de inbound funcionar, essa etapa é a mais importante, é o combustível de todo o funil de vendas, essa hora você tem que canalizar toda sua energía para gerar material interessante que possa ser digno de atenção e assim atrair Leads de forma espontânea. Com essa estratégia podemos você pode deixar seu público mais engajado e propenso a consumir seu produto ou serviço.

Conversão;

Para a conversão acontecer o Lead precisa passar pelo processo de atração e se tornar um fãn de seu produto ou serviço ou ao menos de identificar com sua empresa, sendo assim ele identifica que sua empresa pode ser importante para ele e se cadastra para receber uma recompensa que no caso pode ser um ebook, um benefício ou algum material rico.

Um site com muitas visitas, muita atração e sem conversão não adianta muito também, é sempre bom analisar a quantidade de acessos e a quantidade de conversão.

Uma forma efetiva para geração de conversão é criar iscas digitais, ou seja, criar ebook, infográficos entre outros.

Relacionamento; 

Nem sempre os Leads que passaram pelo processo de conversão estão preparados para compra, temos que nutrir esse Lead para o mesmo avançar na jornada de compra, e faze-lo perceber que seu produto ou serviço poderá ajuda-lo.

Você pode gerar relacionamento com seu Lead através de e-mail marketing, informações promocionais, newsletter, artigos, destaques, dicas entre outros.

Vender;

Todo trabalho de atração, conversão e relacionamento visa produzir demanda para gerar negócios para sua empresa. Nem sempre o Lead estará preparado para comprar nesse momento, porém ele terá informações relevantes para considerar que seu produto, serviço ou sua empresa é a melhor opção, mesmo a venda não acontecendo nesse momento é importante continuar nutrindo com informações que possa auxiliar na tomada de decisão, quando o seu Lead se sentir preparado para adquirir seu produto ou serviço ele não irá pensar em outra empresa.

Analisar; 

No Marketing Digital tudo é mensurável, para saber se suas estratégias estão funcionando é preciso analisar e verificar o ROI (retorno sobre o investimento) nem sempre uma estratégia que funciona hoje irá funcionar amanhã.

Inbound Marketing é mais barato e traz resultados incríveis

Inbound Marketing: Sua empresa não pode ficar de fora do novo Marketing Digital

As empresas em geral estão começando sentir a necessidade de começar a desenvolver uma estratégia diferenciada de Marketing Digital, o Inbound Marketing tem entrado e feito sucesso nas empresas, isso porque ele é 62% mais barato que o Marketing tradicional (Outbound Marketing).

Podemos dizer que agora é o momento para você começar a dar uma atenção maior para essa fantástica metodologia, pois pelo simples fato de que as pessoas estão a todo momento procurando soluções para os seus problemas, navegando a todo tempo na internet e nas mídias sociais.

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida estou a disposição :) conte comigo!

Fonte: http://lacodigital.com.br/inbound-marketing-digital/